sintomas

A Esclerose Múltipla atinge diferentes áreas do sistema nervoso central, por isso, não existe um padrão definido de sintomas1, que se apresentam em cada pessoa de maneiras diferentes2.

A maioria das pessoas com EM vai experimentar mais de um sintoma1, que podem ser controlados de maneira eficaz com medicação, combinada com fisioterapia, terapia ocupacional e adaptações no estilo de vida e na rotina.

Os sintomas mais comuns da EM são fadiga, dor, problemas de bexiga e intestino, disfunção sexual, problemas de movimento e coordenação, alterações visuais e de cognição e alterações emocionais1. No entanto, qualquer sintoma ou sinal neurológico pode ser parte da EM de uma pessoa.

Saiba mais sobre o que é a Esclerose Múltipla e seus sintomas no site da Associação Brasileira de Neurologia, da Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose ou ainda encontre informações de outras associações de pacientes aqui.

Fadiga

Um dos sintomas mais comuns da EM, pode ocorrer em cerca de 80% das pessoas3 4, principalmente na parte da manhã, piora com o decorrer do dia e se agrava em dias quentes ou úmidos, interferindo na sua vida em casa e no trabalho. Sua causa é desconhecida e ainda não existe um teste para medir a fadiga. Por outro lado, ela pode ser causada por outros sintomas, como a privação do sono, depressão e a dificuldade motora de realizar tarefas simples.3 4 A fadiga pode ser dividida em dois tipos:

Primária: Resultado das alterações do corpo, ligadas diretamente com a fisiopatologia da Esclerose Múltipla, ou seja, o modo como a doença age no corpo de cada paciente.

Secundária: devido aos sintomas da EM somatórios que podem agravar a fadiga, como a fraqueza muscular, problemas de sono, depressão e/ou ansiedade e também o sedentarismo.

Dor

As dores5, sintomas muito comuns na EM, podem limitar a habilidade dos pacientes de praticarem atividades que gostam. Apesar de afetar muitos pacientes, as causas ainda são não totalmente conhecidas.



Dificuldade em Andar

A dificuldade em andar ou problemas na marcha11 é uma das limitações de mobilidade mais comuns na EM e estão relacionadas a alguns fatores:

  • Espasticidade: rigidez muscular que pode interferir na marcha.11, 12
  • Falta de Equilíbrio11, 12
  • Déficit sensorial11, 12
  • Fadiga: podendo causar problemas na marcha.11, 12
  • Fraqueza11

Dormência e Formigamento

A dormência e o formigamento são chamados de sintomas sensoriais13, causados por lesões do cérebro ou da medula espinhal, e além de muito comuns na EM, são sinais importantes para o diagnóstico da doença.

Menos incapacitantes que os sintomas motores, a dormência e o formigamento causam a perda de sensação ou sensações anormais como alfinetadas e agulhadas (parestesias), coceira intensa, queimação ou latejamento.13 Algumas pessoas com EM experimentam também a alodinia 13, que causa a sensação de dor quando a pele é tocada levemente por coisas que normalmente não provocam dor, como o contato da roupa no corpo ou um leve toque.

Esses sintomas variam muito de pessoa para pessoa e podem ser transitórios e durar pouco ou muito tempo, causando desconforto leve, irritante ou doloroso.13

Espasticidade

A espasticidade14, 15 é outro sintoma comum na EM e causa rigidez e espasmos musculares involuntários, como aperto dos músculos, espasmos dolorosos e incontroláveis nas extremidades, dor nas articulações e dores lombares.

Fraqueza Muscular

Outro sintoma comum, a fraqueza muscular16, 17 pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo pernas, tornozelos e pés, que dificultam a marcha. O primeiro passo para controlar o sintoma é determinar a sua causa, que pode ser neurológica ou causada por outros sintomas:

Danos às fibras nervosas: a desmielinização das áreas da medula espinhal e do cérebro que estimulam os músculos também podem causar fraqueza. Não recebendo os impulsos nervosos de que necessitam, os músculos não trabalham de forma eficaz – o que muitas vezes resulta na redução da resistência.16, 17

Descondicionamento dos músculos: muitas vezes, na EM, a fadiga, dor, o desequilíbrio ou outros sintomas, reduzem a atividade de uma pessoa, fazendo com que os músculos afetados ou não pela EM, fiquem fracos.16, 17

Alterações de Memória e Concentração

De modo geral, o sistema cognitivo engloba as funções da memória, atenção, raciocínio, linguagem, percepção e as funções executivas, que determinam como uma pessoa interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive.

Os problemas cognitivos da EM18 variam muito de pessoa para pessoa e é preciso reconhecer e enfrentar as mudanças cognitivas com informações precisas. As mais comuns são:

  • Processar informações:19
  • Aprendizagem e memória18
  • Atenção, concentração e velocidade mental18
  • Visão espacial19
  • Fluência Verbal: dificuldade em encontrar a palavra certa durante uma conversa. 18

Alterações na Visão

Para muitas pessoas com EM, problemas de visão20 são os primeiros sintomas que surgem. Geralmente, eles aparecem e desaparecem, mas o ideal é fazer acompanhamento adequado para proteger a visão e saber o que fazer se houver problemas para enxergar.21 Os mais comuns são:

  • Neurite Óptica:20 é a inflamação do nervo óptico e geralmente ocorre em um dos olhos, podendo causar dor ao movimento dos olhos, visão turva ou mudança das cores. A neurite óptica também pode causar perda de visão momentânea.
  • Nistagmo: são movimentos descontrolados dos olhos, rápidos e repetitivos, que podem ser leves ou graves o suficiente para impedir que o paciente enxergue.20, 21
  • Visão dupla: acontece quando os músculos que controlam o movimento dos olhos estão afetados pela doença.20, 21

É muito comum que o paciente procure, ao sentir esses sintomas, um oftalmologista. É importante atentar-se que, seja constatado que não há um fundo oftalmológico um neurologista deve ser procurado.

Alterações Emocionais

Quando uma pessoa é diagnostica com EM é normal ter algumas reações emocionais que merecem atenção. Por isso, a Esclerose Múltipla deve ser tratada de forma multidisciplinar e, aliado ao tratamento médico, ter hábitos de vida saudáveis, acompanhamento psicológico e diálogo com família e amigos.

Saiba mais aqui

Tontura e Vertigem

A tontura, sensação de desequilíbrio,23, 24 é um sintoma comum em pessoas com EM. Já a vertigem, 23, 24 que causa a sensação de que tudo está girando ou que o chão repentinamente corre para cima, é menos comum, mas pode aumentar quando o paciente se deita ou inclina a cabeça ou em ambientes escuros.

Problemas na Fala

Lesões no tronco cerebral podem causar vários tipos de alterações na fala25, que podem ser leves ou graves. Os mais comuns são:

  • Disartria:25 distúrbio na articulação da fala;
  • Disfonia:25 enfraquecimento da voz;
  • Gagueira:25 um distúrbio na temporalização da fala que afeta a fluência e a comunicação.
  • Discurso de varredura:25 produz falas interrompidas, com pausas anormalmente longas entre as palavras ou sílabas individuais de palavras;
  • Fala enrolada:25 é geralmente resultado de fraqueza e/ou falta de coordenação dos músculos da língua, lábios, bochechas e boca.

Problemas de Deglutição

Conhecidos como disfagia25, esses sintomas são resultado dos danos nos nervos que controlam os muitos músculos da boca e da garganta. Embora mais frequentes num estágio avançado da doença, ela pode ocorrer em qualquer fase.

Os sintomas incluem tosse ao comer ou beber líquidos e engasgos ao comer alimentos que esfarelam, que são inalados para a traqueia em vez de descer pelo esôfago e estômago.

Tremor

Esse sintoma25, 26 pode ocorrer em várias partes do corpo, de acordo com as áreas danificadas, causando um forte impacto emocional e social.

Dores de Cabeça e Convulsões

As convulsões São causadas por descargas elétricas anormais nas áreas lesadas ou com cicatrizes e ocorrem em 2% a 5% das pessoas com EM.25

Embora a dor de cabeça25 não seja um sintoma comum da EM, alguns pacientes com EM podem ter uma incidência maior de certos tipos de dores de cabeça.

Sintomas Paroxísticos

Os sintomas Paroxísticos25 são breves ataques súbitos de postura das extremidades, perda de tônus nas pernas ou outras manifestações que podem parecer semelhantes a uma crise epiléptica, mas são de origem diferente.

Alguns desses sintomas incluem a neuralgia do nervo trigêmeo, espasmos tônicos de um braço ou de uma perna, sensação de choque elétrico na espinha quando o pescoço é flexionado (Sinal de Lhermitte) e visão turva associada a esforço e à temperatura corporal elevada (Sintomas de Uhthoff).

BR-MULNI-00022 – JUL/2020

Referências:

  1. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas, Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/
    Acesso em 7 de jul.2020
  2. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society - Symptions-Diagnosis/MS-Symptons, Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis
    Acesso em 8 de jul.2020
  3. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society - Symptions-Diagnosis/MS-Symptons- Fatigue, Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Fatigue
    Acesso em 8 de jul.2020
  4. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Fadiga. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/fadiga/
    Acesso em 7 de jul.2020
  5. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society - Symptions-Diagnosis/MS-Symptons/Pain. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Pain
    Acesso em 8 de jul.2020
  6. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Dor. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/dor/
    Acesso em 7 de jul.2020
  7. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Incontinência Urinária. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/incontinencia-urinaria/
    Acesso em 8 de jul.2020
  8. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions /Bowel Problemas, Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Bowel-Problems
    Acesso em 8 de jul.2020
  9. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Problemas Intestinais. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/problemas-intestinais/
    Acesso em 8 de jul.2020
  10. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Disfunção Sexual. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/disfuncao-sexual/
    Acesso em 8 de jul.2020
  11. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Dificuldade em Andar. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/dificuldade-em-andar/
    Acesso em 8 de jul.2020
  12. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions / Walking (Gait) Difficulties. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Walking-Gait-Balance-Coordination
  13. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Dormência e Formigamento. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/dormencia-e-formigamento/
    Acesso em 8 de jul.2020
  14. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Espasticidade. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/espasticidade/
    Acesso em 8 de jul.2020


  1. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions / Spasticity. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Spasticity
    Acesso em 8 de jul.2020
  2. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Fraqueza Muscular. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/fraqueza-muscular/
    Acesso em 8 de jul.2020
  3. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions / Weakness. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Weakness
    Acesso em 8 de jul.2020
  4. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Problemas Cognitivos. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/problemas-cognitivos/
    Acesso em 8 de jul.2020
  5. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions / Cognitive-Changes. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Cognitive-Changes
    Acesso em 8 de jul.2020
  6. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions / Vision Problems. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Vision-Problems
    Acesso em 8 de jul.2020
  7. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Problemas de Visão. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/problemas-de-visao/
    Acesso em 8 de jul.2020
  8. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Problemas Emocionais. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/problemas-emocionais/
    Acesso em 8 de jul.2020
  9. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Tontura e Vertigem. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/tontura-e-vertigem/
    Acesso em 8 de jul.2020
  10. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions / Dizziness and Vertigo. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Dizziness-and-Vertigo
    Acesso em 8 de jul.2020
  11. Merck Brasil Referências: Amigos Múltiplos pela Esclerose / Sintomas / Sintomas Menos Frequentes. Disponível em
    https://amigosmultiplos.org.br/esclerose-multipla/sintomas/menos-frequentes/
    Acesso em 8 de jul.2020
  12. Merck Brasil Referências: National Multiple Sclerosis Society – MS-Symptions / Tremor. Disponível em
    https://www.nationalmssociety.org/Symptoms-Diagnosis/MS-Symptoms/Tremor
    Acesso em 8 de jul.2020